Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Aeroporto Afonso Pena ganha mais segurança, conforto e 2,4 mil vagas


A Infraero inaugura na próxima quinta-feira (28/9) o novo edifício-garagem do Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR). A solenidade, que contará com a presença do presidente da empresa, Antônio Claret de Oliveira, acontecerá às 11h, no Centro de Convenções do aeroporto.

Fruto do maior contrato comercial da história da Infraero, o edifício-garagem conta com três pavimentos, área de 80,3 mil metros quadrados, com 2.422 mil vagas para carros – sendo 128 exclusivas para idosos e 48 para pessoas com necessidades especiais - e 376 para motos. Somando ao estacionamento de veículos já existente, o terminal paranaense conta agora com mais de quatro mil vagas.

O novo espaço também é equipado com sistema informatizado de sinalização de vagas, além do pagamento com caixa automático e sistema Sem Parar. Possui seis elevadores e três passarelas interligadas aos pisos de embarque e desembarque do terminal de passageiros.

Com investimento de R$ 52,96 milhões, o edifício-garagem começou a ser erguido em outubro de 2016 pela empresa Pare Bem Administradora de Estacionamentos Ltda., vencedora da licitação. Com prazo contratual de 25 anos, a empresa também será responsável pela administração do espaço.

O diretor de Engenharia da Infraero, Rogério Amado Barzellay, ressalta que a estrutura está entre as mais modernas do país. “A inauguração do edifício-garagem vai ampliar de modo significativo o número de vagas disponibilizadas, e, além de garantir mais conforto e facilidades aos nossos usuários, proporcionará melhorias no fluxo de trânsito no acesso viário ao aeroporto e entorno. Com isso, o Afonso Pena se consolida como um dos melhores aeroportos do Brasil”, pontuou.

Atualmente, cerca de 170 voos operam diariamente no terminal, transportando aproximadamente 18,5 mil passageiros, número que o coloca como o 6º aeroporto mais movimentado do Brasil no ranking da Rede Infraero. Com capacidade para receber 14,8 milhões de passageiros por ano, o Afonso Pena, registrou mais de 6 milhões de passageiros em 2016.

Investimentos e melhorias

Desde a sua inauguração, várias melhorias foram realizadas no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Entre elas, a ampliação do terminal, em 1977, e a inauguração do novo terminal de passageiros com 45 mil m², em 1996.

Para aumentar o nível de conforto e segurança, na última década, o terminal curitibano recebeu investimentos na ordem de R$ 350 milhões, que ampliaram sua capacidade de 6,9 milhões para 14,8 milhões de passageiros por ano.

Dentre as melhorias, destacam-se: a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros, que passou de 45 mil m² para 112 mil m²; a obra de reforma e ampliação do terminal de cargas, que passou de 12 mil m² para 17 mil m², com novas áreas para cargas vivas e restritas; a ampliação do pátio de manobras, que ganhou mais 10 posições para aeronaves, totalizando 26 posições e a reforma e ampliação do terminal de passageiros.

Aeroporto premiado

O Aeroportos de Curitiba (PR) está entre os cinco melhores do país, de acordo com a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, divulgada julho. Numa escala de 1 a 5, o terminal conquistou nota 4,74.

Dos 37 indicadores analisados pela sondagem, o terminal paranaense conquistou o primeiro lugar em sete, entre eles a qualidade da sinalização do aeroporto, a velocidade de restituição, a integridade da bagagem e a cordialidade dos funcionários da imigração. O Afonso Pena também foi o aeroporto com o menor tempo de espera na fila para embarques internacionais, com média de 6 minutos.

Além disso, no primeiro semestre deste ano, o Aeroporto Internacional de Curitiba foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o melhor do país pela 3ª edição do Prêmio Aeroportos + Brasil 2017.

SERVIÇO:

INAUGURAÇÃO DO EDIFÍCIO-GARAGEM DO AEROPORTO AFONSO PENA

DATA: QUINTA-FEIRA, 28/9

HORÁRIO: ÀS 11H

LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES DO AEROPORTO





fonte: infraero

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais:

SHARE
Banner

Comentar: