Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Aeroportos de Curitiba e Recife entre os 5 melhores do país


Os aeroportos de Curitiba (PR) e Recife (PE), ambos administrados pela Infraero, estão entre os cinco melhores do país. É o que aponta a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, divulgada nesta segunda-feira (31/7), em Cuiabá (MT). Numa escala de 1 a 5, os dois terminais conquistaram nota 4,74 e 4,49, respectivamente.

Dos 37 indicadores analisados, o terminal paranaense conquistou o primeiro lugar em sete, entre eles a qualidade da sinalização do aeroporto, a velocidade de restituição, a integridade da bagagem e a cordialidade dos funcionários da imigração. O Afonso Pena também foi o aeroporto com o menor tempo de espera na fila para embarques internacionais, com média de 6 minutos. Já o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), venceu na categoria tempo de fila no check-in.

A pesquisa também mostrou, pela segunda vez consecutiva, que o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá (MT) foi o que conquistou maior evolução no índice de satisfação geral, com crescimento de 21,1%, considerando o segundo trimestre deste ano ante o mesmo período do ano passado. Na primeira avaliação deste ano, o terminal mato-grossense já tinha apresentado um aumento de 23% na comparação com o ano anterior. Com o resultado, a nota do aeroporto passou de 3,36, em 2016, para 4,07, em 2017.

Entre os 31 quesitos analisados no terminal, 30 deles tiveram variação positiva, exceto disponibilidade de vagas de veículos que reduziu de 3,63 (2016) para 3,57 (2017). Entre aqueles que tiveram a maior variação positiva no período foram: custo-benefício dos produtos comerciais, que passou de 1,93 para 3,17 (64,2%); quantidade e qualidade dos estabelecimentos, que aumentou de 2,32 para 3,39 (46,1%), e conforto acústico, de 2,90 para 4,05 (39,7%).

Neste segundo trimestre foram entrevistados 13,1 mil passageiros, sendo que quase metade (49%) deu notas 5 (muito bom) para o indicador de satisfação geral avaliado na pesquisa. O resultado foi que 92% dos viajantes avaliaram os 15 maiores aeroportos do Brasil como "bons" ou "muito bons", superando o número do trimestre anterior que foi de 91%. Com isso, o índice de satisfação geral teve nota 4,39. O resultado foi a maior porcentagem registrada da série histórica desde o início da coleta de dados, em 2013.

No ranking geral, o terminal de Viracopos, em Campinas (SP), teve a maior nota (4,90), com um crescimento de 13,1% em relação ao mesmo período de 2016, seguido por Curitiba (4,74) e Brasília (4,58).

PESQUISA – Desde janeiro de 2013, a pesquisa de satisfação já ouviu mais de 280 mil pessoas nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no país. Numa escala de 1 a 5, os usuários classificam o desempenho das operações em 37 indicadores, além do item final sobre a sua satisfação geral com o aeroporto. Neste último trimestre, foram entrevistadas 13.194 pessoas, das quais 8.343 eram passageiros de voos domésticos e 4.851 de internacionais.

Os aeroportos estão divididos em três categorias baseadas no número de passageiros processados por ano. Até cinco milhões de passageiros estão os terminais de Natal (RN), Manaus (AM) e Cuiabá (MT). Entre 5 e 15 milhões de passageiros estão: Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Campinas (SP) e Confins (MG). Acima de 15 milhões de passageiros estão Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Guarulhos (SP). Os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.

OUTRAS PREMIAÇÕES - No primeiro semestre deste ano, o Aeroporto Internacional de Curitiba foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o melhor do país pela 3ª edição do Prêmio Aeroportos + Brasil 2017. Na primeira edição, em 2015, o vencedor foi o Aeroporto Internacional do Recife.




fonte: santa fé ideias
SHARE
Banner

Comentar: