Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Cessna Denali prepara-se para redefinir segmento com o sucesso dos seus primeiros testes


A Textron Aviation Inc., empresa da Textron Inc., representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou os primeiros testes no desenvolvimento de seu novo modelo turbo-hélice monomotor de alto desempenho, o Cessna Denali.

O Denali, sendo um modelo “clean-sheet”, ou seja, totalmente desenvolvido do zero, incorporará a mais recente tecnologia. É projetado para superar a concorrência em performance, interface de cockpit, experiência em cabine e custos operacionais e suporte técnico. Alimentado por uma nova geração de turbina produzida pela General Eletric, o Denali oferecerá uma única manete para controle de potência e passo da hélice, que facilitará a carga de trabalho do piloto, um recurso atualmente não oferecido nessa classe de aeronaves.



Desde que o Denali foi revelado em Oshkosh (Wisconsin, EUA) no ano passado, os engenheiros começaram a fabricação dos primeiros artigos para testes. "Este é um momento emocionante no programa Denali. A aeronave está começando a ganhar vida.", disse Brad Thress, vice-presidente sênior de Engenharia da Textron Aviation. "O nível de atenção nesta fase de desenvolvimento resulta em um produto altamente maduro, permitindo-nos garantir aos clientes a melhor aeronave de sua categoria.”

A Textron Aviation iniciou a fabricação dos primeiros componentes para testes, sendo um deles a porta traseira (considerada a porta cargueira da aeronave, com 1,30 metro de largura por 1,5 metro de altura). Uma porta cargueira nessas dimensões ampliará a capacidade de transporte do Denali, principalmente para operadores de missões especiais. Os engenheiros também iniciaram testes em um protótipo similar a uma maquete, de proporções reais e feita em metal, com o intuito da realização de ajustes nos componentes desde o início do processo. Nela foram testadas o sistema de combustível, que por sua vez já trouxe um feedback positivo, e sua nova hélice penta-pá (de 5 pás), produzida pela McCauley, em regime de RPM máximo e em situações de vibração, além de colisão contra pássaros.

SOBRE O DENALI

Projetado para obter velocidades de cruzeiro de 285 nós (528 km/h) e carga paga de cerca de 500 kg, mesmo com tanques cheios, o Denali terá alcance de 1.600 milhas náuticas (2.963 km) em velocidade de cruzeiro, com um piloto e quatro passageiros. Será capaz de voar de Los Angeles a Chicago, Nova Iorque a Miami, Londres a Moscou ou de São Paulo para quase todo o território nacional.

O Denali será equipado com um novo e avançado motor de 1.240 shp, desenvolvido pela General Eletric, que contará com FADEC e uma única manete de potência, que proporciona uma carga reduzida de trabalho para o piloto, facilitando a operação. A aeronave utilizará a mais nova hélice desenvolvida pela McCauley de 5 pás com passo reversível, feita de compósito de fibra de carbono e com De-Ice, proteção contra formações de gelo sobre sua superfície. O motor está sendo desenvolvido para proporcionar 4.000 horas disponíveis para revisão geral (TBO).

O Denali contará com uma intuitiva suíte de aviônicos Garmin G3000 com interface touchscreen, alta resolução e displays multifunções em tela dividida. O G3000 incluirá radar meteorológico, sistemas avançados de aviso de terreno (TAWS) e capacidades automáticas de vigilância e difusão (ADS-B), que o deixam compatível com os futuros requisitos de controle de tráfego aéreo da próxima geração.

A cabine de piso plano é projetada para ser a maior em seu segmento e oferecerá a versatilidade de conversão fácil para transporte de passageiros ou de carga. A cabine do Denali contará com uma configuração de assento executivo para seis assentos reclináveis individuais, configuração de mesas club setting, galley, ou, um layout de assento commuter, com nove assentos voltados para frente. A aeronave terá um sistema de pressurização digital mantendo uma altitude de cabine de 6.130 pés a um teto de serviço de 31.000 pés. Como primeiro em sua categoria, o Cessna Denali também oferecerá assento no toalete como opcional de fábrica, podendo ser isolada por uma porta na parte traseira na aeronave. Os clientes de Denali também irão desfrutar das grandes janelas na cabine, iluminação interior em LED e um compartimento de bagagem acessível pelo interior do avião durante o voo.






fonte: Insight
SHARE
Banner

Comentar: