Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Drones ameaçam segurança de aviões no Reino Unido


Uma aeronave comercial quase colidiu com um drone ao se aproximar do Aeroporto de Edimburgo. O piloto do A319 afirma que o objeto não estava a mais de 75 pés da aeronave quando a mesma se preparava para pousar por volta das 12h do dia 26 de novembro de 2016. O incidente, que ocorreu a cerca de 3,7 mil pés de altura, foi um dos mais graves relatados pelo UK Airprox Board no mês passado.

O conselho da Airprox considerou o episódio como um risco de categoria A. Em relatório, a entidade destaca que, a partir da análise feita com o relatório do piloto e do relato geral do incidente, a colisão não ocorreu por mera casualidade. "O piloto não teria sido capaz de desviar, e por isso classificamos o ocorrido como um risco de categoria A", diz o relatório.

Ainda de acordo com a Airprox, um A320 também chegou perto de ser atingido por um drone quando se aproximava do Aeroporto de Glasgow, três dias antes. O primeiro piloto teria relatado ter visto um drone vermelho e preto a cerca de 400 metros da aeronave, que estava voando a cerca de seis mil pés. O episódio foi classificado como categoria B.

OUTROS OCORRIDOS

Um piloto de um A320 afirma ter avistado dois drones a apenas 500 metros de distância de sua aeronave ao aproximar-se do Aeroporto de Heathrow, em 20 de novembro. Ainda segundo o piloto, ambos os objetos estavam pairando acima das nuvens, entre 4,5 a 5,5 mil pés de altura. Alguns minutos depois, o piloto de um Boeing 777 também relatou ter visto um dos drones enquanto se aproximava do aeroporto de Heathrow.

"Apesar de evitar ações desnecessárias, a proximidade dos drones comprometeu a segurança da aeronave - tanto devido à sua proximidade, mas também devido à distração que eles criaram ao garantir que não havia risco de colisão", afirma o relatório.

Todos os avistamentos foram relatados à polícia, porém os operadores dos drones ainda não foram identificados.



fonte: panrotas via Travel Mole





SHARE
Banner

Comentar: