.

.

Arquivo

Navigation

Ouvidoria lança pesquisa de satisfação para usuários dos serviços da Agência


Uso da ferramenta vai contribuir para identificar pontos de melhoria


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lançou (02/01) a Pesquisa de Satisfação sobre os Serviços da Agência. O objetivo é colher subsídios a fim de identificar falhas e implementar melhorias nos serviços da ANAC. A estratégia de ouvir os regulados e usuários dos serviços da Agência é parte da diretriz estabelecida pela diretoria à Ouvidoria, de aproximar a Agência de seus regulados (pessoal da aviação civil, empresas, associações do setor, oficinas de manutenção, fabricantes de peças e aeronaves etc).

A Ouvidoria, unidade responsável pela pesquisa, espera obter a visão dos regulados sobre problemas e soluções relacionados aos serviços da ANAC, tendo como referência a Carta de Serviços ao Cidadão. De acordo com Alex Romera, ouvidor desde julho de 2016, a maturidade institucional da Agência permite a exposição dos processos voltados à visão do usuário/sociedade.

Para implementar a diretriz definida, a Ouvidoria da ANAC alterou parte de seus processos de trabalho, passando a estar mais presente em apresentações e seminários do setor, a realizar entrevistas pessoais com as associações representantes dos regulados e sociedade (usuários do transporte aéreo e órgãos de defesa do consumidor), a implementar pesquisas direcionadas às associações e, por último, a Pesquisa de Satisfação sobre os Serviços da ANAC.

Pesquisa - Todos os usuários dos serviços prestados pela ANAC, a partir de janeiro de 2016, poderão participar da Pesquisa de Satisfação. A Ouvidoria, unidade responsável pela pesquisa, espera obter a visão dos regulados sobre problemas e soluções relacionados aos serviços da ANAC, tendo como referência a Carta de Serviços ao Cidadão.

Por meio da Carta é possível conhecer detalhes sobre cada um dos serviços, tais como prazos, documentos necessários, etapas, requisitos, dicas sobre como acessar o serviço, unidade responsável, taxas e legislação específica. Clique aqui para acessá-la.

A partir do conhecimento e da utilização dos serviços descritos na Carta de Serviços ao Cidadão, o profissional da aviação civil ou operador e/ou proprietário de aeronaves ou aeródromos poderá avaliar os serviços prestados pela ANAC de forma simplificada e ágil, pelo endereço eletrônico:http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=28996

A pesquisa só deverá ser respondida pelos usuários após a conclusão do serviço prestado pela ANAC. Com isso, a Agência espera que o usuário possa avaliar todo o processo realizado, inclusive, o cumprimento dos prazos informados para cada serviço. Se o usuário solicitar mais de um serviço para a Agência, ele deve responder um questionário por serviço para que se possa avaliar a efetividade de cada serviço prestado, separadamente, e garantir a qualidade dos mesmos.

Além de usar a avaliação feita pelo usuário para a melhoria dos trabalhos da Agência, a ANAC também pretende utilizar essas informações para estimular novas iniciativas, promovendo audiências com os regulados, por segmento, em ações de fomento técnico, interação e avaliação. Outro ponto importante da pesquisa é colher informações para analisar a pertinência e adequação dos atuais canais de comunicação da ANAC.




fonte: ANAC
SHARE
Banner

Comentar: