Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Saiba como tirar passaporte passo a passo


Nunca antes na história deste país, tantos brasileiros viajaram para o exterior. O número cresceu 62% de 2000 a 2010, ano em que chegou a 5,3 milhões de pessoas colocando seus pés fora das fronteiras tupiniquins. Embora os números tenham decaído um pouco em 2016 por causa da crise econômica, é difícil imaginar que essa vá deixar de ser uma grande tendência. Por isso, vamos mostrar como dar o primeiro passo em direção ao maravilhoso mundo das viagens para fora do Brasil: como tirar passaporte. Não se preocupe, é simples, fácil, (quase) rápido e (praticamente) indolor.

A primeira coisa que você precisa saber sobre como tirar passaporte e isso vale para o primeiro, segundo, terceiro, quarto documento, não importa. Não existe RENOVAÇÃO de passaporte no Brasil. A cada vez que ele vencer, você precisa fazer o processo todo de novo. Mas não se preocupe com vistos de longo prazo, como o dos Estados Unidos, eles continuam valendo, mesmo que o seu passaporte tenha expirado. Basta apresentar os dois documentos – o novo e o antigo – no momento da imigração.

O passaporte brasileiro emitido hoje tem validade de 10 anos para maiores de idade, mudança recente e que deu lugar aos documentos que expiravam em cinco anos. Muito melhor, não é mesmo? A data de validade consta sempre na página da foto. Mas lembre-se que, para viajar ao exterior, a maioria dos países exige que o seu passaporte tenha validade de pelo menos mais seis meses a partir da data de chegada. O prazo para emissão do passaporte neste momento, por conta de problemas de impressão na Casa da Moeda, é de 45 dias a partir da data de entrega dos documentos. O custo do processo é de R$ 257,25.

O primeiro passo para tirar seu passaporte é acessar o site da Polícia Federal (PF), órgão responsável pela emissão do documento no Brasil. Lá, você vai preencher o formulário de solicitação, pagar o passaporte e agendar um atendimento presencial na unidade da PF que mais lhe aprouver (vamos falar mais detalhadamente sobre estes passos adiante). Na data e horário agendados, você deve se apresentar levando os seguintes documentos originais:

Comprovante de identidade – Todos os maiores de 12 anos podem apresentar RG, carteira funcional, carteira de identidade expedida por comando militar, passaporte anterior, CNH, carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão ou carteira de trabalho. A criança menor de 12 anos pode apresentar a certidão de nascimento. A criança menor de 3 anos deve ter também uma foto tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco, do mesmo jeito que se faz a 3X4 para documentos. A pessoa que já tiver alterado o nome por qualquer motivo, precisa levar também os documentos que mostrem essa mudança, como a certidão de casamento ou certidão de nascimento atualizada.

Título de Eleitor – E os comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve) ou a certidão de quitação eleitoral.

Quitação do serviço militar obrigatório – Para homens entre 19 e 45 anos.

Passaporte anterior – Válido ou não, para que o documento seja devidamente cancelado no sistema da PF. Se você tiver vistos no seu passaporte, ele lhe será devolvido. Caso seu passaporte ainda esteja válido, mas tenha sido roubado, você deve preencher uma “Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem” ou apresentar o boletim de ocorrência. Em caso de perda, não é necessário apresentar nada, mas você terá que pagar uma taxa extra pela emissão do novo documento. Se você não tiver mais seu passaporte já expirado, não é preciso apresentar nada.

CPF – Do titular maior de 18 anos e dos pais ou responsáveis por menores de idade.

Autorização – Menores de 18 anos precisam apresentar autorização expressa de ambos os pais ou do responsável legal para emissão de passaporte. Você pode consultar todos os modelos disponíveis e saber qual se encaixa no seu caso aqui.

Especificados os documentos, voltemos ao início do processo, para explicar tudo ‘tin tin por tin tin’ e com figurinhas! Veja como tirar passaporte passo a passo:

Como tirar passaporte – Formulário online

Você vai começar o processo preenchendo o formulário online para nova solicitação de passaporte. Na primeira tela, você deve colocar seus dados pessoais. São eles nome, sobrenome, sexo, nome e sexo dos pais (filiação 1 e filiação 2), data de nascimento (há uma caixa para marcar ao lado caso você seja menor de idade emancipado), raça ou cor, estado civil, nacionalidade, país onde nasceu, estado onde nasceu, cidade onde nasceu, nomes anteriores e o motivo da mudança de nome (só preencha se for o seu caso). Errou? Clique em ‘limpar’. Se não, clique em ‘próximo’ para ir para a tela seguinte.



A segunda tela do formulário online para nova solicitação de passaporte é para os dados dos seus documentos. Você vai colocar o número, data de emissão, órgão emissor e estado onde foi feito (‘UF de expedição’) o seu documento de identidade. Depois, seu CPF e o CPF do responsável no caso do menores de 18 anos.

Atenção, os dados da ‘Certidão’ só precisam ser preenchidos para menores de 12 anos ou por quem já tenha alterado seu nome alguma vez! Se for esse o caso, marque se o documento é do modelo novo, coloque a matrícula, o tipo, o número, o livro, a folha, o cartório, o estado e a cidade onde foram feitas a certidão.



Ainda na segunda tela do formulário online para nova solicitação de passaporte, você vai colocar o número, seção, zona e estado do seu título de eleitor (deve preencher quem tem entre 18 e 70 anos). Depois, se for homem entre 19 e 45 anos, você deve preencher a situação militar – se está na ativa, foi dispensado ou já cumpriu o serviço obrigatório -, seguidos dos respectivos número do documento que comprova a situação e unidade militar.

Por fim, você vai dizer o que aconteceu com o seu passaporte anterior: se este é o primeiro, se está dentro da validade, vencido, se foi retido, perdido, roubado etc. Vai colocar, então, a série (as duas letras que vem antes do número) e o número do seu passaporte anterior, caso tenha.



A terceira tela do formulário online para nova solicitação de passaporte é para os dados complementares. São eles sua profissão, e-mail, país, estado e cidade onde você mora, endereço (‘logradouro’), bairro ou distrito, CEP, código de telefone do estado (‘DDD’) e número de telefone.



Na quarta tela do formulário online para nova solicitação de passaporte, você vai apenas selecionar o estado e cidade onde deseja marcar o seu atendimento pessoal com a Polícia Federal. Não é necessário que seja na cidade onde você mora.



A quinta e última tela do formulário online vai informar que a sua solicitação de passaporte foi realizada, o número do protocolo, o número da Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa do passaporte, a data de vencimento e o valor da GRU. Você deve então clicar em ‘imprimir’ para gerar um documento ‘.PDF’ do número do protocolo e do boleto bancário da GRU. Você pode imprimir na mesma hora ou salvar e fazer isso mais tarde. Pronto, o formulário terminou e basta clicar em ‘fechar’.



Como tirar passaporte – Protocolo de solicitação

Lembre-se de imprimir o ‘.PDF’ do protocolo de solicitação, pois você precisará tê-lo em mãos no dia do seu atendimento presencial na PF.



Como tirar passaporte – Pagamento da taxa

Depois de preenchido o formulário online para nova solicitação de passaporte, você vai pagar a taxa com o boleto bancário da GRU. Você pode fazer isso pessoalmente na boca do caixa, caixa eletrônico ou pela internet em qualquer banco. Uma vez pago o documento, o prazo de compensação é de, no mínimo 24 horas, podendo demorar mais se a transação for feita com cheque. Se você perder a GRU por qualquer motivo, basta fazer uma reemissão.



Como tirar passaporte – Agendar o atendimento

Passadas 24 horas, você deve voltar a acessar o site da Polícia Federal, dessa vez para agendar seu atendimento pessoal. Na primeira tela, você deve colocar seu CPF, o número do protocolo da sua solicitação e sua data de nascimento. Se aparecer uma mensagem dizendo que não existe nenhuma solicitação com esse número, não se preocupe. Isso quer dizer que o seu pagamento ainda não foi registrado no sistema. Basta tentar de novo no dia seguinte.



Se o seu pagamento já constar no sistema, você passará à tela seguinte, onde vai colocar o estado e cidade em que deseja realizar o atendimento. Serão listados automaticamente os postos das Polícia Federal disponíveis. Em muitas cidades, é possível fazer o agendamento apenas na sede da PF. Basta clicar no nome da unidade que você seguirá para a próxima tela.



Nesta tela, será exibido um calendário com as datas disponíveis para agendamento. Ao clicar no dia que for melhor para você, serão mostrados os horários de atendimento que ainda estão livres. Se não puder em nenhum deles, basta escolher outro dia e consultar novamente. Quando tiver escolhido dia e hora, basta clicar em ‘confirmar’.



Você será, então, direcionado para a tela de ‘agendamento realizado com sucesso’, onde constam seus dados e os dados do seu atendimento (local, dia e hora). Você deve então clicar em ‘imprimir’ para ter em mãos o comprovante de agendamento, pois você precisará dele no papel quando for à Polícia Federal. Acabou o processo de agendamento, basta clicar em ‘fechar’. Caso ocorra algum imprevisto, você pode mudar a data do seu atendimento ou mesmo fazer o cancelamento.



Como tirar passaporte – Atendimento presencial

A parte do processo online acabou. Agora, você deve se apresentar na unidade da PF selecionada, no dia e hora marcados, levando os documentos que listamos lá no início do texto, comprovante de pagamento da DRU, protocolo da solicitação e comprovante de agendamento. Não é necessário levar foto, pois ela será tirada no momento do atendimento.



Como tirar passaporte – Retirada

Depois do atendimento presencial, você pode acompanhar o processo de emissão do seu passaporte aqui. Quando estiver pronto, você terá de ir buscá-lo pessoalmente no horário e local indicados, munido de documento de identidade. Depois, é só começar a viajar e deixá-lo cheio de carimbos!






fonte: escolhaviajar

SHARE
Banner

Comentar: