Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Aeroportos concessionados movimentam 45% do fluxo


Três dos quatro aeroportos que deverão ser entregues à iniciativa privada neste ano registraram queda na movimentação de passageiros no ano passado, na comparação com 2014. O dado faz parte de estudo da Secretaria de Aviação Civil que mostrou, também, que os seis aeroportos já concessionados movimentaram, no ano passado, cerca de 98,5 milhões de passageiros, ou 45,4% do fluxo do Brasil.

O Aeroporto de Florianópolis foi o único dos quatro aeródromos que deverão ser concessionados neste ano a registrar aumento de passageiros, de 3,6%. Salvador, Fortaleza e Porto Alegre, também com concessões programadas para este ano, sofreram redução de 3,1%, 2,4% e 1,1%, respectivamente, na comparação do volume de passageiros de 2014 e 2015.

O Aeroporto de Guarulhos foi o líder em movimentação, com mais de 38 milhões de viajantes, apesar da redução de cerca de 874 mil passageiros, em relação a 2014. Em segundo lugar aparece o Aeroporto de Brasília, com 19,5 milhões de passageiros, seguido pelos aeroportos de Congonhas (SP), com 19 milhões, Galeão (RJ), Confins (BH), Viracopos (SP) e Santos Dumont (RJ). Entre os seis aeroportos já concessionados, o maior crescimento no volume de passageiros foi verificado em Brasília, com aumento de 6,6%. Além de Guarulhos, o Aeroporto do Galeão também teve redução de passageiros em 2015, na comparação com o ano anterior.

“O levantamento traz um panorama completo de como a aviação civil brasileira vem se comportando diante do crescimento no volume de passageiros nos aeroportos do País”, contou o secretário de Aeroportos da SAC, Leonardo Cruz. Os aeroportos administrados pela Infraero movimentaram cerca de 110 milhões de passageiros, sendo que o terminal de João Pessoa teve aumento de 10% no ano passado, em relação a 2014, enquanto do Aeroporto da Pampulha (MG) registrou queda de 35%. Aeroportos de responsabilidade de Estados e municípios movimentaram cerca de 8,5 milhões de passageiros, ou 3,9% do total, em 2015.

MAIS CONCENTRAÇÃO

Em 2015, 119 aeroportos brasileiros receberam ao menos um voo regular, segundo estudo apresentado pela Secretaria de Aviação Civil. No ano 2000, esse número foi de 173 aeroportos. O estudo da SAC destaca a alta na concentração média de passageiros por aeroporto no País. Enquanto no ano 2000 foram cerca de 396 mil passageiros em cada aeródromo, no ano passado esse número foi de mais de 1,8 milhão.

De acordo com a Secretaria, entre 2010 e 2015 houve ainda aumento de quase 40% na movimentação de passageiros internacionais. Foram 21,1 milhões de passageiros internacionais no ano passado, considerando viajantes com origem ou destino fora do Brasil que passaram pelos aeroportos do País. Nos cinco últimos anos, a taxa de crescimento médio anual foi de 6,5%, segundo a SAC. 




fonte: panrotas



SHARE
Banner

Comentar: