Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Viagem de avião: Airbus projeta aeronave que ameniza os jet lags


As viagens de avião para o exterior são inegavelmente cansativas. Muitas vezes, esse cansaço é potencializado pelo fuso horário e a diferença climática, provocando o famoso jet lag. No entanto, a Airbus pretende em breve acabar com essa fadiga, muito comum em longas viagens: a fabricante de aeronaves começou a entregar os modelos A350 XWB, que tem algumas novidades tecnológicas para amenizar esses efeitos.

A primeira delas é um sistema de iluminação de LED capaz de adaptar as luzes internas com as condições externas do destino. Desta forma, se estiver à noite, a aeronave vai escurecer gradativamente para dar a sensação de que está anoitecendo. Se estiver amanhecendo, fará o contrário. A intenção da empresa é estimular o ciclo do sono, que está diretamente relacionado com a quantidade de luz no ambiente. Quanto mais escuro, mais hormônio melatonina - responsável pelo sono -, o corpo humano produz. O sistema terá tecnologia para reproduzir mais de 16 milhões de combinações de cores diferentes.



Já a segunda novidade diz respeito à estrutura da aeronave. Parte dela passa a ser feita de fibra de carbono, ao invés do alumínio. Desta forma, o avião passa a ser pressurizado a seis mil pés de altitude, diferentemente dos modelos atuais, que pressurizam em oito mil pés. Além disso, um poderoso sistema de filtro de ar é ligado periodicamente para melhorar a qualidade do oxigênio no interior da aeronave. Tudo isso trará mais estabilidade na pressão e na umidade, que também vai auxiliar a amenizar os efeitos.

No Brasil, o novo modelo chegou à TAM no final de 2015, e entrará em uso no dia 25 de janeiro de 2016. A aeronave será utilizada principalmente em voos internacionais. As companhias Azul e Avianca também já encomendaram o modelo.

A Airbus gastou mais de R$ 60 bilhões para desenvolver o modelo, que vem para concorrer com o moderno Boeing 787 Dreamliner.



fonte: msn noticias
SHARE
Banner

Comentar: