Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

RIOgaleão promoverá encontro sobre Segurança Operacional

Caminhão de combate a incêndio do modelo Panther 6X6, adquirido pela RIOgaleão.

A menos de um ano dos Jogos Olímpicos, concessionária reunirá entidades e agentes de aviação para debate sobre o cenário dos aeroportos brasileiros



A RIOgaleão, concessionária que administra o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, promoverá, nos dias 1º e 2 de outubro, o 1º Simpósio de Segurança Operacional.

A concessionária convidou 120 integrantes dos diversos segmentos aéreos, entre membros da Aeronáutica, gestores de aeroportos no país, companhias aéreas, ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que irão debater sobre a segurança operacional nos aeroportos.

Ao longo do encontro, os participantes discutirão temas como boas práticas, desafios da aviação e inovações no mercado de prevenção e segurança nos sítios aeroportuários.

O presidente da RIOgaleão, Luiz Rocha, abrirá o evento reforçando a importância da participação de todos os convidados nesse debate, especialmente com a proximidade da Olimpíada, maior evento esportivo do mundo, que será sediado no Rio de Janeiro.

"Com os Jogos Olímpicos de 2016 no horizonte, torna-se relevante e necessária a adesão de membros importantes do segmento aéreo para a troca de experiências, contato e debates sobre novidades e modernização na segurança dos aeroportos nacionais. Essa será uma das diversas iniciativas que ainda faremos", frisou Rocha.

A programação do simpósio contará com um grupo seleto de especialistas e palestrantes respeitados no meio aeronáutico, como Marcelo Honorato, juiz federal especializado em casos de aviação e investigador de acidentes aeronáuticos.

O especialista falará, entre outros assuntos, sobre responsabilidade criminal em acidentes aéreos, com apresentação de cases, como o do acidente envolvendo a aeronave da GOL, em 2007, além de trazer à discussão a responsabilidade das empresas aéreas e do estado no que diz respeito ao cumprimento das normas ambientais e aeronáuticas.

Entre os demais convidados estarão o professor do ITA, Donizeti de Andrade, que abordará a evolução e as perspectivas da segurança da aviação; Eduardo Silvério de Oliveira, tenente coronel da Aeronáutica e especialista em controle de tráfego aéreo, que falará sobre investigação e prevenção de acidentes e incidentes no espaço aéreo, e Marcos Eugenio de Abreu, gerente de segurança operacional da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), que relatará a história e os desafios da segurança operacional aeroportuária.

O evento inédito é mais uma iniciativa do RIOgaleão, que acaba de completar um ano de operação à frente do Aeroporto Internacional Tom Jobim, e já havia demonstrado o seu pioneirismo, com apenas três meses de administração, ao tornar-se o primeiro aeroporto brasileiro a obter autorização da ANAC para receber as aeronaves do Código F (super jatos), como os Airbus A380 e Boeing 747-8, maiores aviões comerciais do mundo.

A concessionária realizou, ainda, diversas melhorias, como o alargamento dos acostamentos das pistas de pouso e decolagem e de rolamento, aumento da equipe de brigadistas em 30%, aperfeiçoamento do plano de emergência e a aquisição de uma nova frota de caminhões de combate a incêndio do modelo Panther 6X6, considerados os mais modernos do mundo.

Os equipamentos de combate a incêndio, fruto de um investimento de R$ 10 milhões pela concessionária, foram desenvolvidos para combater incêndios em aeródromos e são capazes de suportar operações em terrenos não pavimentados, além de contarem com câmera térmica e sensor de infravermelho, o que permite a visualização dos focos principais do incidente, mesmo em ambiente completamente tomado pela fumaça.





fonte: aviação paulista
SHARE
Banner

Comentar: