Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Aeroporto de Palmas se prepara para os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI)


O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas (TO), está finalizando os preparativos para receber convidados, autoridades e atletas de dezenas de etnias de todo o mundo que vão participar dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), de 23 de outubro a 1º de novembro, na capital tocantinense.

As ações elaboradas pela Infraero preveem o reforço de pessoal na área de segurança, operações e do Balcão de Informações, que vão orientar os viajantes, inclusive na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para o atendimento às pessoas com deficiência auditiva. Os “amarelinhos”, funcionários identificados pelo colete amarelo que estampa a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”, estarão de prontidão no terminal para tirar dúvidas sobre horários de voos, portão de embarque e outros esclarecimentos.

A estimativa da organização do evento é receber um público superior em mais de dois mil atletas e chefes de estado de 30 países. Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia e Filipinas. Do Brasil, cerca de 24 etnias devem participar da competição.

Para atender as operações de embarque e desembarque de chefes de estado, a Infraero, em parceria com a Polícia Federal (PF), a Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), adotará medidas para receber os voos internacionais previstos especificamente para o período do evento. Apesar dessas ações, o Aeroporto de Palmas não será alçado à categoria de internacional.

“Vamos atuar de forma conjunta e coordenada com o órgão aduaneiro, Polícia Federal e demais representantes da Comissão de Segurança Jogos Mundiais Indígenas para o atendimento dos chefes de estado e, paralelamente, receber com rapidez os demais passageiros que desembarcam e embarcam pelo Aeroporto de Palmas”, disse o superintendente do terminal, Afrânio Mar.

Facilidades

O Aeroporto de Palmas conta com praça de alimentação, 16 balcões de check-in, lojas de conveniências e de vendas e reserva de passagens, espaço cultural, Correios, cinco caixas eletrônicos, serviço de táxi 24h e ônibus coletivo durante os horários de transporte da cidade. Para o transporte, a Prefeitura se comprometeu a aumentar as frequências de transporte coletivo que servem o aeroporto e a arena dos jogos, além de criar uma linha alternativa, que sairá do Aeroporto com destino a arena, rodoviária e centro hoteleiro da capital.

No atendimento aos passageiros, a praça de alimentação conta com restaurante, lanchonete, cafeteria, casa de chocolates, incluindo uma lanchonete popular que funciona 24h, com cardápio variado e com 15 itens com preço fixado a partir de pesquisas no mercado local, com o objetivo de oferecer produtos com preço acessível.

A segurança do aeroporto será reforçada pelas polícias Federal e Militar e pela Guarda Metropolitana, com destaque para o atendimento dos chefes de estado, que serão escoltados nos trajetos entre o aeroporto e a arena dos jogos. Essas operações não afetarão o funcionamento regular do aeroporto.

Para o embarque e desembarque de passageiros nas aeronaves, o aeroporto conta com o Sistema ELO, uma solução de acessibilidade, especialmente para aqueles com deficiência e ou com mobilidade reduzida. A estrutura é integrada por conectores que interligam, ao nível do solo, as salas de embarque e desembarque às aeronaves, possibilitando que as pessoas transitem por esse trajeto com segurança, pois ao final de cada passarela estão presentes uma escada e um elevador. O Aeroporto de Palmas foi o primeiro terminal no Brasil a contar com esse sistema.

O Terminal de Logística de Carga (Teca) também está pronto para atender possíveis demandas, pois está dotado com materiais e equipamentos para movimentação de carga das delegações que requeiram tratamento diferenciado.

Localizado a 26 quilômetros do centro da capital e sete da Vila dos Jogos, onde será realizado o evento, o Aeroporto de Palmas conta ainda com um estacionamento com capacidade para 257 veículos e motos.

Infraero Atende

Em nove aeroportos da Rede está em operação o serviço “Infraero Atende”, que oferece ao passageiro com informações diversas, como horários de voos, por exemplo. Essas informações são acessadas com o auxílio de tablets, até mesmo fora do balcão de informações. Com o sistema, um passageiro que estiver se deslocando de um terminal para outro, por exemplo, poderá saber que tipo de serviços (lanchonetes, lojas etc.) são oferecidos no aeroporto de destino e nos seus arredores, antes mesmo de embarcar. Essas informações estão unificadas numa base de dados fácil de ser acessada pelos atendentes. O sistema está disponível nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Cuiabá e Manaus.

Guia do Passageiro e Aplicativo Voos Online

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área estão descritas no Guia do Passageiro, nas versões impressa e virtual. O material traz ainda explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como, por exemplo, peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. O guia pode ser obtido tanto no Balcão de Informações do aeroporto quanto ser acessado por este link.

Voos Online

Outra facilidade, desenvolvida para o usuário de smartphones, é o aplicativo Voos Online, agora também disponível para usuários de PCs/tablets Windows 8.1 e Windows Phone 8. O programa permite ao usuário consultar a situação dos voos em 55 aeroportos brasileiros. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no portal da Infraero. A versão para Windows 8 está disponível, também gratuitamente, na loja Microsoft Store.




Assessoria de Imprensa – Infraero
SHARE
Banner

Comentar: