Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Setor aéreo já sente o impacto da retração econômica, diz Abear


Demanda por viagens vem crescendo menos que em 2014, e, até o final deste ano, esse ritmo deve permanecer estável



A desaceleração da economia vem impactando as empresas aéreas no país nos últimos meses. A pesquisa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) divulgada hoje aponta que o ritmo da taxa de crescimento do setor vem caindo desde janeiro. Segundo o levantamento, no primeiro semestre deste ano a demanda por viagens cresceu 3,8%. Apesar do aumento, de acordo com a entidade, isso representa um decréscimo de 0,4 ponto percentual na taxa apresentada até maio.

— O cenário é de maior atenção para as companhias aéreas. Além da desaceleração da demanda, vimos uma redução do passageiro corporativo, principalmente, depois de meados do ano passado. Esse passageiro é o que traz mais rentabilidade para as empresas —, disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

De acordo com dados da Abear, em janeiro o crescimento da demanda foi de 9% já em junho a elevação foi de 1,74%.

— Com certeza não vamos ter a mesma taxa de crescimento da demanda do ano passado, há uma tendência de estabilidade. Cada empresa tem reações individuais, porque os modelos de negócios são distintos. É seguramente o ano mais difícil da última década —, ressaltou Sanovicz.

Na última segunda, a TAM anunciou a redução de até 10% na oferta de assentos no mercado doméstico para tentar estancar a desaceleração da demanda por viagens nesse ano.

No primeiro semestre, a oferta cresceu 2,84% chegando a 58 bilhões de assentos por quilômetro. Em 2014, esse indicador foi de 56,4 bilhões. A demanda no período foi de 46,41 bilhões de passageiros por quilômetro, alta de 3,78%. Já em junho, a oferta aumentou 2,55%, chegando a 9,26 bilhões de assentos por quilômetro. A demanda foi de 7,21 bilhões de passageiros por quilômetro, alta de 1,74%.


fonte: O Globo
POR ANA PAULA MACHADO




CHEGOU!! UMA NOVA FORMA DE FICAR BEM INFORMADO
Baixe nosso aplicativo É GRÁTIS - http://app.vc/infoaviacao


SHARE
Banner

Comentar: