Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

TAM Cargo inaugura maior terminal de cargas do Grupo LATAM no Brasil

 
Localizado na região do aeroporto de Guarulhos, nova estrutura e novos serviços vão aumentar agilidade nas operações


A TAM Cargo inaugurou (16/03) seu mais novo terminal de cargas. Resultado de investimentos de R$ 38 milhões e destinado exclusivamente às cargas domésticas, o novo terminal é o maior do Grupo LATAM no país, com área total de 15 mil m². Situado na região do aeroporto de Guarulhos, de frente para a rodovia Hélio Smidt, dispõe de nova estrutura e novos serviços que representam um significativo avanço em relação aos do antigo terminal, de 9,8 mil m², também localizado nos limites do aeroporto.

Este é o maior e mais moderno terminal de cargas do Grupo LATAM Airlines no Brasil, com capacidade para mais de mil toneladas de movimentação diária, num espaço totalmente verticalizado, com 11 metros de altura, o mais alto de todos os terminais de cargas do Grupo nos diferentes países em que opera cargas. 
 

Entre os muitos diferenciais deste terminal, é possível manejar, de forma simultânea, tanto cargas transportadas por cargueiros quanto por aviões de passageiros. A área dispõe de 14 docas de entrada de mercadorias com balanças individuais e 12 de saída, todas com plataformas elevatórias que se ajustam à altura dos caminhões. No interior, estão instaladas 14 plataformas metálicas para armazenagem, que vão do piso ao teto, com oito ou nove bases, e chegam a comportar até 37,8 mil quilos em suas estruturas, por unidade.

Movimentação automatizada

Outro diferencial do novo terminal é que todo o processo de movimentação de cargas passa a ser automatizado, com um sistema inteligente de identificação. As mercadorias e plataformas são etiquetadas e rastreadas por meio de códigos de barras. Dessa forma, a localização e a retirada dos produtos são feitas por meio de leitura computadorizada dos códigos, realizada por operadores de 10 empilhadeiras elétricas, também novas aquisições da TAM Cargo para o terminal. Outra novidade é uma ampla câmara fria, com 900 m³ e 76 posições de rack (espaços para carga), destinada ao armazenamento de produtos perecíveis, como pescados e fármacos.

O quadro de funcionários foi ampliado, somando 284 colaboradores, que se revezam em turnos e mantêm o funcionamento do local 24 horas, aumentando em 73% os postos de atendimento aos clientes, que também passaram a ter à disposição um amplo estacionamento, com mais 79 vagas, com capacidade e flexibilidade para receber todos os tipos de veículos.

O pico de funcionamento em todo o terminal vai das 8h às 13h, para retirada, e após as 17h, para embarque de cargas, atendendo principalmente os mercados do Norte e Nordeste do país. Entre as mercadorias mais transportadas estão os eletrônicos, peças de carros e maquinário em geral, além dos perecíveis.

“O novo terminal integra o plano de investimentos da TAM Cargo em tecnologia, segurança e infraestrutura que chega a R$ 94 milhões até 2016. Todos os esforços estão voltados a aprimorar nossos serviços e oferecer o melhor produto, de acordo com as necessidades e perfil dos nossos clientes”, ressalta o diretor-geral da TAM Cargo, Luis Quintiliano. 
 
Infraestrutura de terminais

O investimento em infraestrutura da TAM Cargo contempla, ao todo, 22 terminais distribuídos pelo Brasil. O projeto teve início em 2013 e será finalizado até 2016 e inclui a construção de novas estruturas, além de reformas e ampliação de outros terminais.

Em 2013, a empresa inaugurou o Terminal de Cargas em Manaus e prosseguiu, em 2014, com Goiânia e Natal. Em 2015, além do Terminal de Cargas em Guarulhos, a empresa também entregará os terminais de Uberlândia, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Em seguida, a TAM Cargo planeja inaugurações dos terminais do Galeão, no Rio de Janeiro, de Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Fortaleza, previstas para até o final de 2016.

Parceria com a GRU Airport

A inauguração do novo terminal da TAM Cargo contou com a participação da Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em 2014, o GRU Airport Cargo registrou crescimento de 3% nas importações e exportações, enquanto o mercado em geral apresentou queda de 3%. Ao longo do ano, a aeroporto movimentou mais de 255 mil toneladas de carga internacional, ante as 248 mil registradas em 2013. O desempenho consolidou a liderança do GRU Airport no setor, com market share de 36%.

Somando todas as modalidades do transporte aéreo de cargas (importação, exportação, carga doméstica, correios e courier), o GRU Airport Cargo movimentou 508 mil toneladas em 2014, mantendo a liderança do mercado, com 33% de market share. O movimento do aeroporto em 2014 foi de 39,5 milhões de passageiros, um aumento de 10% em relação a 2013, e de 304 mil pousos e decolagens.


Ficha técnica do novo terminal de cargas do Grupo LATAM Airlines:

Área total: 15 mil m²
Capacidade total de armazenagem: 630 toneladas
Altura: 11 metros
Número de empregados: 284




Fonte: TAM Relações com a Imprensa/ Foto: Tiago Bellato
SHARE
Banner

Comentar: