Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Grupo LATAM Airlines e SCX lançam programa inédito de neutralização de emissões de CO2 na América Latina

O programa permitirá neutralizar as emissões de CO2 de voos de passageiros de negócios, por meio do investimento em projetos sustentáveis e de conservação da natureza na região

O objetivo é reunir as empresas líderes em sustentabilidade e neutralizar mais de 50 mil toneladas de CO2 já no primeiro ano do programa



O Grupo LATAM Airlines, grupo de companhias aéreas líder na América Latina, e a SCX, a primeira bolsa climática privada do hemisfério sul, criaram o NEUTRAVEL, o primeiro programa da região dedicado à compensação das emissões de CO2 de voos corporativos.

O programa NEUTRAVEL reúne organizações líderes em sustentabilidade e foi projetado para apoiar políticas responsáveis que permitam neutralizar as emissões de CO2 geradas em voos de negócios a partir de projetos de conservação de riquezas naturais, geração de energia renovável e outras iniciativas que beneficiem o meio ambiente e a sociedade da região.

A SCX conta com uma plataforma de mensuração e verificação das emissões geradas nos voos de negócios realizados por qualquer companhia área do mundo. Com base nesses dados, o programa permite que as empresas associadas tenham acesso a projetos de compensação das emissões de CO2. 

O compromisso de redução das emissões das 10 empresas inicialmente associadas ao programa totaliza mais de 17 mil toneladas de CO2. A NEUTRAVEL espera alcançar mais de 50 mil toneladas de CO2 já no primeiro ano (equivalente à captura obtida anualmente com a plantação de mais de 6 milhões de árvores nativas). 

As neutralizações são obtidas por meio do investimento das empresas associadas em projetos certificados de compensação de emissões e através de reduções creditadas às próprias empresas. Dentre os projetos a serem promovidos pela NEUTRAVEL, destacam-se as iniciativas de conservação da natureza (Bosques Amazônicos no Peru, Reserva Valdiviana no Chile, Choco Darien na Colômbia) e projetos de energias renováveis não convencionais, com destaque para a Central Hornitos e a Nueva Aldea, ambas no Chile.

O Grupo LATAM, por sua vez, colocará à disposição das empresas que necessitem os dados de emissão específicos dos voos de passageiros de negócios, para apoiar a mensuração da pegada de carbono organizacional. 

“Graças a essa aliança, e à força e à experiência que a SCX e o Grupo LATAM trazem ao programa, podemos potencializar essa iniciativa e criar uma solução concreta para um problema real das empresas, gerando impactos positivos sobre o meio ambiente e as comunidades”, comentou Juan Andrés Camus, Presidente da SCX. 

“Estamos muito orgulhosos de termos sido convidados pela SCX para participar de um projeto de sustentabilidade inovador e que oferece soluções concretas na América Latina. Como Grupo LATAM Airlines, somos uma empresa líder em eficiência operacional e compromisso com o meio ambiente. Renovamos constantemente nossa frota de aeronaves, que é hoje uma das mais jovens do setor, e implantamos práticas de aumento de eficiências em nossas operações cotidianas. São essas políticas que nos permitem contar com uma das taxas de emissão de CO2 por toneladas quilômetro transportada mais baixas do setor aéreo mundial, 15% menor do que a média”, destacou Pablo Querol, vice-presidente de Assuntos Corporativos da LAN.

O programa NEUTRAVEL foi projetado considerando os mais exigentes critérios e metodologias de contabilização da redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) e em linha com as recomendações da IATA. É simples, flexível e de rápida implantação para as organizações participantes.

COMO FAZER PARTE DO PROGRAMA NEUTRAVEL:

O NEUTRAVEL é um programa aberto a qualquer organização, pública ou privada, que queira neutralizar as emissões de CO2 produzidas por seus voos e assim contribuir positivamente para o entorno de toda a região.




fonte: TAM Relações com a Imprensa
SHARE
Banner

Comentar: