Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Turquia nega uso de base aérea para os EUA e aviões de guerra da coalizão


O Ministro das Relações Exteriores da Turquia refutou as notícias de que Ancara concordou em deixar os aviões de guerra da coalizão usarem a base aérea de Incirlik para bombardear a Síria e o Iraque.

O Pentágono anunciou no domingo que a Turquia concordou em permitir que aviões militares dos EUA a da Coalizão utilizassem as suas bases aéreas para missões de bombardeio na Síria, bem como fornecer aos rebeldes armas leves e treiná-los com táticas de infantaria para a batalha em curso contra os militantes do Estado Islâmico. Mas na segunda-feira, um oficial turco apareceu para negar a alegação, dizendo que alguns detalhes ainda estão sendo discutidos.

No mais recente sinal de discórdia entre dois principais aliados da OTAN, a Turquia negou formalmente de que ele tinha concordado em abrir uma importante base aérea para os EUA. Por alguns dias, parecia haver um acordo. Repórteres que acompanham Hagel em uma viagem à América do Sul no fim de semana citaram altos funcionários, dizendo que a Turquia tinha concordado com o uso da base pelos EUA.

Mas o ministro das Relações Exteriores da Turquia disse que “a Turquia não tomou nenhuma decisão sobre a possibilidade de abrir a sua base aérea de Incirlik para a coalizão liderada pelos EUA”.

No centro da discórdia está uma disputa substantiva. A Turquia vê a campanha de bombardeio liderado pelos Estados Unidos contra alvos do Estado islâmico como um passo tático que carece de uma estratégia de longo prazo, enquanto a administração Obama se recusa a considerar as demandas da Turquia para derrubar Assad.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan reafirmou que o objetivo principal das operações lideradas pelos Estados Unidos deve ser a remoção de Assad.

O único sinal de cooperação foi o anúncio feito pelo Departamento de Estado que os EUA e a Turquia tinham concordado em treinar e equipar os rebeldes sírios – um movimento proposto pela Turquia.


fonte: Stars and Stripes – Tradução e edição:cavok
SHARE
Banner

Comentar: