Meu título conteúdo da página

.

.

Arquivo

Navigation

Acordo abre caminho para parceria de pesquisa entre Unicamp e Viracopos


Um convênio firmado entre a Unicamp e a concessionária do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), abriu caminho para parcerias no campo de pesquisa. No primeiro estudo, a ser realizado no prazo de 12 meses e com custo de R$ 30 mil, a instituição de ensino vai diagnosticar e propor eventuais adequações aos serviços de nutrição do terminal aéreo, inclusive da praça de alimentação.

"A expansão do aeroporto vai envolver várias áreas de conhecimento, desde planejamento urbano, ambiental, engenharia de obras", exemplificou o vice-reitor da Unicamp, Alvaro Crosta. Segundo ele, o terminal aéreo pode ser um campo para atividades de docentes, alunos e pesquisadores. "Foram colocadas diversas possibilidades que podem ser exploradas em um futuro próximo", afirmou.

Outras pesquisas

Entre elas, estão colaborações em temas como a implantação de um modal ferroviário para ligar Viracopos à região metropolitana de Campinas e São Paulo, além da própria expansão do aeroporto. O acordo foi assinado na quarta-feira (8) pelo reitor José Tadeu Jorge e pelo diretor-presidente da concessionária do terminal aéreo, Luiz Alberto Küster.

De acordo com a assessoria de imprensa da Unicamp, a primeira ação, relacionada aos serviços de nutrição, será desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa), da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA).

Ampliação do aeroporto

A fase inicial da expansão de Viracopos inclui a construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para 22 milhões de passageiros por ano, 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves, três novos pátios de aeronaves, com total de 400 mil m², e um edifício-garagem com 4 mil vagas.

Por contrato, a entrega da primeira fase de obras deveria ter ocorrido em em 11 de maio e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda avalia a multa a ser aplicada à concessionária responsável pelas obras de ampliação.



fonte: G1
SHARE
Banner

Comentar: