728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    5 de fevereiro de 2011

    Agente de Aeroporto


    Exercendo a função de agente de aeroporto, o profissional aumentará seus conhecimentos sobre aeroportos e ficará ainda mais apto para conquistar um cargo de tripulante na companhia aérea.

    Afinal, se você passar pelo desafio de encarar um aeroporto com filas quilométricas e passageiros de mau humor, você estará apto para exercer qualquer função que se relacione com o atendimento ao público.

    O Agente de Aeroporto atua nas companhias aéreas nacionais e internacionais nos serviços de check in, embarque e desembarque de passageiros, serviços de atendimento especial, busca de bagagem extraviada, reservas, informações e vendas de passagens aéreas nacionais e internacionais.

    Esse profissional é o cartão de visitas da empresa, portanto, um agente de aeroporto tem que almejar sempre a qualidade e a discrição, por meio dele os usuários saberão o tipo de serviço que é oferecido pela empresa. E o campo de trabalho não se restringe apenas aos aeroportos; hotéis e agências de turismo também contratam este tipo de profissional.

    O profissional deve ter ainda, muito jogo de cintura, controle sobre suas emoções, e muita, mas muita educação, pois nem tudo são flores. Em tempos de crise aérea, foram exatamente esses profissionais que realmente seguraram a onda dos passageiros em terra. E acredite, nem falaram para os usuários ‘relaxa e goza’.

    O setor hoteleiro é o que mais contrata, principalmente para fazer os check ins dos hóspedes, mas também diz que as companhias aéreas não ficam muito atrás. “Houve uma vez que uma grande companhia contratou 40 alunos de uma só vez’.

    • Check-in de aeroportos,
    • Salas de embarque e desembarque,
    • Setor de bagagens perdidas,
    • Lojas de vendas de passagens,
    • Agências de turismo,
    • Pátio das aeronaves

    Requisitos


    • Ensino médio completo;
    • Brasileiro nato ou naturalizado;
    • Idade mínima de 18 anos.

    Perfil do Candidato

    Desenvoltura em relações humanas, paciência, sociabilidade, comunicabilidade, capacidade de decisão, desembaraço, discrição, firmeza, espírito de equipe, humildade, entusiasmo e motivação para o trabalho, gosto em lidar com publico de hábitos, culturas e tradições diferentes.

    Mercado de Trabalho

    Em geral, o mercado de trabalho é promissor e competitivo, e a seleção é bastante rigorosa composta de: triagem, entrevista de pré-qualificação, teste psicológico, dinâmica de grupo e exames médicos.

    Recrutamento

    O recrutamento geralmente se faz pelos currículos que chegam as Companhias Aéreas, e as grandes empresas costumam manter um cadastro de currículo.

    Remuneração e jornada de trabalho

    A remuneração geralmente é fixa, variando entre R$ 1.200,00 e R$ 1.900,00, incluindo ainda vale transporte, vale alimentação, vale refeição, plano de saúde e assistência odontológica. A jornada de trabalho é de 6 horas diárias com folga semanal, em regime de escala.

    Benefícios

    O funcionário recebe uniforme grátis e uma cota de passagens aéreas com tarifa reduzida ou grátis para si e seus dependentes conforme estabelecido pela companhia aérea. O salário pode se multiplicar com as promoções existentes no plano de carreira de cada empresa.


    RESPONSABILIDADES


    • Atendente de loja: Presta informações sobre horários e destinos de vôos, efetua as reservas, vendas de passagens, PTA (ordem de passagem para outros), cobrança de taxa de embarque e excesso de bagagem. 

    • Check-in: Reponsável pela localização e confirmação da reserva, verificação correspondente do bilhete, despacho de bagagens, verificação de peso, emissão do cartão de embarque e marcação de assento, verificação de passaportes e vistos. 

    • Check-out: Responsável pela contabilização de bilhetes de acordo com vôo, encerramento do atendimento do vôo, verificação de totais de passageiro por escala do vôo, somatória dos pesos das bagagens, transmissão de dados do vôo para a base seguinte e para o despachante técnico. 

    • Agente de aeroporto pista: Coordena o embarque e desembarque de passageiros, atendimento à aeronave, mantém a tripulação do vôo informada sobre passageiros e sobre conexões, anúncios na sala de embarque e redirecionamento de passageiros em conexões. 

    • Atendimento especial: Responsável pelo auxílio de passageiros com dificuldade de locomoção, deficientes físicos, menores desacompanhados e idosos. 
    • Agente de aeroporto “LL” ( Lost Luggage): Responsável pelo rastreamento de bagagens perdidas, atendimento ao passageiro referente às bagagens danificadas e perdidas. 
    • Despachante técnico: Responsável pelo peso e balanceamento da aeronave. 

    .
    • Deixe seu comentário
    • Comente pelo Facebook

    6 comentários:

    1. Sou professora na ENAC escola de Aviação Civil em Campinas e leciono exatamente esse curso... Muito bem descrito... Vou indicar esse site para os meus alunos

      A disposição para maiores informações

      Marcela Gragnani

      marcela.gragnani@r7.com

      ResponderExcluir

    2. Considero que o site é muito esclarecido tirou todas as minhas duvidas vou para uma entrevita e não sabia realmente o que era agente de aeroperto agora sim posso ir tranquila!!!obrigado.


      danineguet321@gmail.com

      ResponderExcluir
    3. Eu quero fazer esse curso agente de aeroporto pois tenho experiência na aviação a quase 15 anos....moro em brasília e vcs ficam em goiânia??? eu teria que ir ai fazer o curso ai??? é pq estou desempregada tentando voltar pra aviação mas ta tão difícillllll....eu fazendo o curso tenho mais chances...vcs podem me orientar melhor ??? agradeço bjs patrícia.



      pattytakay@gmail.com

      ResponderExcluir
    4. Boa noite!
      MTenho 17 anos e moro em Fortaleza-CE.
      Fiz esse curso na Universidade de Fortaleza - UNIFOR agradeço muito ao meu professor que deixou eu participar mesmo sendo menor de idade. Recomendo esse curso é muito legal. Vi bastante coisa que não sabia e aprimorei ainda mais meu conhecimento. Ainda tenho 17 anos e estou a procura de um emprego em qualquer companhia aérea, pois meu sonho é poder ter a honra de ser um comissário de voo na vida e ser um agente de aeroporto é o primeiro passo que estou dando para meu sucesso profissional.
      Obrigado e desejo sorte a todos e para mim mesmo também (risos)

      ResponderExcluir
    5. Tenho muito interesse em fazer esse curso... mas nao estou encontrando nenhum lugar em goiania que o ministre.... poderiam me ajudar??

      kcap_karla@hotmail.com

      ResponderExcluir
    6. Quero fazer o curso de agente de aeroporto, vocês ministram esse curso ?Caso não, poderiam me indicar uma escola que o ministra em Goiânia? Obrigado!


      jackelinejo1@hotmail.com

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: Agente de Aeroporto Rating: 5 Reviewed By: Marcello Borges
    Scroll to Top